segunda-feira, 3 de junho de 2013

Secretário e comerciantes debatem impacto das obras do Metrô de Ipanema

20/06/2007 - Governo RJ

O secretário de Transportes, Julio Lopes, reúne-se na noite desta quarta-feira (20/6) com os empresários do Pólo Gastronômico da Rua Jangadeiros para esclarecer as principais dúvidas sobre a obra do Metrô Ipanema. O assunto será discutido, às 20h, no restaurante Fazendola, na Rua Jangadeiros, 14-B, com a participação de representantes da rede hoteleira e comerciantes da região.

Hoje, o Pólo Gastronômico de Ipanema é composto por seis restaurantes, localizados na Rua Jangadeiros, que ocupam parte da Praça General Osório com mesas e cadeiras à noite. Os empresários temem que as obras do metrô atrapalhem o movimento de clientes.

Durante o encontro, o secretário apresentará as alternativas estudadas pelos técnicos da Secretaria e da RioTrilhos, estatal responsável pela obra, para minimizar os transtornos no local. Na última quinta-feira, a Secretaria instalou o canteiro de obras na Praça General Osório, que vai servir à construção do acesso do Metrô no bairro. No local, durante as obras, funcionará a Central de Atendimento à Comunidade.

Julio Lopes fez questão de destacar que o canteiro de obras foi calculado de forma a trazer o menor impacto possível para a vida do bairro. O secretário explicou que, diferentemente da primeira tentativa de construção do metrô em Ipanema, em 1987, a praça não será totalmente interditada. Dessa vez, o canteiro só vai ocupar uma pequena área de 286 m2. Com isso, apenas 10 barracas serão deslocadas para outro ponto da praça enquanto durarem os trabalhos.

- Nós vamos entregar o metrô à população no máximo em dezembro de 2009. Essa é, sem dúvida, uma das obras mais importantes do governo Sérgio Cabral, que não beneficiar só quem mora aqui. Nós calculamos que por dia mais de 50 mil pessoas utilizem a Estação Ipanema – comentou o secretário.

Para o trânsito não ser prejudicado na região, a RioTrilhos firmou uma parceria com a CET-Rio. Dez operadores de trânsito vão trabalhar na organização do tráfego nas imediações da praça e os caminhões utilizados na obra não vão precisar fazer grandes manobras. Para a carga e descarga, foram reservadas dez vagas do estacionamento da praça.

Os técnicos da RioTrilhos informaram ainda que, até o fim do mês, o trecho da Rua Jangadeiros entre a Visconde de Pirajá e a Barão da Torre será fechado. Durante as obras, apenas os moradores terão acesso à rua. Se houver necessidade de interditar alguma garagem, a RioTrilhos já se comprometeu com os moradores de providenciar um estacionamento alternativo.

O secretário de Transportes lembrou ainda que, quando o Metrô Ipanema estiver pronto, o comércio será beneficiado com o aumento da circulação de pessoas e o bairro ainda será beneficiado com uma reforma paisagística na praça. Está prevista a troca do gradil e do chafariz da General Osório, além do reparo no calçamento de pedras portuguesas.

- A praça vai ficar uma beleza. A vinda do metrô vai valorizar ainda mais o bairro e os imóveis da redondeza - disse Julio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário