segunda-feira, 3 de junho de 2013

Linha 4: todas as peças do ‘Tatuzão’ já estão no Rio de Janeiro

29/05/2013 - Linha 4

As 116 peças que vão compor o Tunnel Boring Machine (TBM), o Tatuzão – que vai perfurar o túnel da Linha 4 do metrô – já estão no canteiro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Foram necessárias três viagens de navio e 23 contêineres para trazer todo o material, produzido na cidade de Schwanau, na Alemanha. Para não atrapalhar o trânsito na Zona Sul do Rio, as peças serão transportadas em carretas, aos poucos e durante a madrugada, no final de junho, até a uma caverna localizada ao lado da Estação General Osório, onde o equipamento será montado.

- O TBM terá sua montagem numa plataforma de concreto chamada berço, na General Osório, onde usaremos dois pórticos (guindaste em forma de pórtico), com capacidade, cada um, de 120 toneladas. Embora a peça mais pesada do Tatuzão seja o rolamento, com suas 153 toneladas, quando as cinco peças que compõe a cabeça de corte estiverem montadas, será um componente de 210 toneladas – explica o engenheiro Alexandre Mahfuz, responsável por toda a operação.

Com 120 metros e 2 mil toneladas, o Tatuzão trabalhará a 25 metros de profundidade, com capacidade para escavar 15 a 18 metros por dia e sem necessidade de abrir buracos na superfície das ruas A previsão é que o equipamento – quatro vezes mais veloz que o método utilizado anteriormente – entre em funcionamento até outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário