sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ponte estaiada começa a tomar forma na Barra da Tijuca

16/08/2012 - O Globo

Dois dos quatro pilares da estrutura, que faz parte do Transcarioca, já estão com 20 metros de altura

Paisagem modificada. A ponte deverá ficar pronta até dezembro de 2013 Jorge William / O Globo
RIO - Quem circula pela quase sempre congestionada Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, já pode perceber os sinais de uma nova estrutura viária que promete ajudar a desafogar o trânsito da região. Dois dos mastros de sustentação da ponte estaiada do BRT Transcarioca (que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim) estão em fase avançada de construção. E outros dois começam a ganhar forma na área.

Com 300 metros de extensão, a ponte atravessará a Lagoa do Camorim. As obras, que começaram em outubro de 2011, têm término previsto para dezembro de 2013. Quando estiver pronta, a ponte terá quatro faixas de rolamento, duas exclusivas para as linhas de BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) e outras duas para o tráfego normal, todas no sentido Avenida das Américas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a ponte eliminará um conjunto de sinais existente hoje no entroncamento das avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno. Os dois mastros com as obras mais avançadas ficam próximos a esses sinais. Eles já têm 20 metros de altura, de um total de 50 metros. Os outros dois pilares ficarão no lado oposto da lagoa. Não haverá blocos de sustentação dentro do espelho dágua. Os vãos da ponte serão sustentados por 70 grandes cabos de aço presos às estruturas em concreto.

Optamos pela ponte estaiada para não termos pilares dentro da lagoa. Assim, haverá menos agressão ao meio ambiente afirma Alexandre.

Ônibus e carros que estiverem no corredor Transcarioca passarão pela ponte para desembocar, mais à frente, na Ayrton Senna. Já os motoristas vindos da Abelardo Bueno em direção ao Via Parque terão que passar por uma nova alça de acesso debaixo da ponte.

Metrô usará pista suspensa

A ponte estaiada da Barra será a segunda do Rio. Atualmente, já há uma do tipo ligando a Ilha do Fundão à Linha Vermelha, sobre o Canal do Cunha. As fundações para uma terceira ponte estaiada, já começaram a ser feitas. Ela será construída sobre a Baía de Guanabara, ligando as ilhas do Governador e do Fundão, também como parte do corredor Transcarioca. Uma quarta estrutura sustentada por cabos de aço deverá der erguida na Barra, para a passagem da Linha 4 do metrô. O comprimento dessa ponte será de 335 metros e seu vão livre (sustentado pelos cabos de aço) terá 216 metros. A ponte terá 12,2 metros de largura e o pilone (coluna onde serão afixados os cabos de sustentação) terá cerca de 70 metros de altura.

Ponte estaiada começa a tomar forma na Barra da Tijuca

16/08/2012 - O Globo

Dois dos quatro pilares da estrutura, que faz parte do Transcarioca, já estão com 20 metros de altura

Paisagem modificada. A ponte deverá ficar pronta até dezembro de 2013 Jorge William / O Globo
RIO - Quem circula pela quase sempre congestionada Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, já pode perceber os sinais de uma nova estrutura viária que promete ajudar a desafogar o trânsito da região. Dois dos mastros de sustentação da ponte estaiada do BRT Transcarioca (que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim) estão em fase avançada de construção. E outros dois começam a ganhar forma na área.

Com 300 metros de extensão, a ponte atravessará a Lagoa do Camorim. As obras, que começaram em outubro de 2011, têm término previsto para dezembro de 2013. Quando estiver pronta, a ponte terá quatro faixas de rolamento, duas exclusivas para as linhas de BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) e outras duas para o tráfego normal, todas no sentido Avenida das Américas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a ponte eliminará um conjunto de sinais existente hoje no entroncamento das avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno. Os dois mastros com as obras mais avançadas ficam próximos a esses sinais. Eles já têm 20 metros de altura, de um total de 50 metros. Os outros dois pilares ficarão no lado oposto da lagoa. Não haverá blocos de sustentação dentro do espelho dágua. Os vãos da ponte serão sustentados por 70 grandes cabos de aço presos às estruturas em concreto.

Optamos pela ponte estaiada para não termos pilares dentro da lagoa. Assim, haverá menos agressão ao meio ambiente afirma Alexandre.

Ônibus e carros que estiverem no corredor Transcarioca passarão pela ponte para desembocar, mais à frente, na Ayrton Senna. Já os motoristas vindos da Abelardo Bueno em direção ao Via Parque terão que passar por uma nova alça de acesso debaixo da ponte.

Metrô usará pista suspensa

A ponte estaiada da Barra será a segunda do Rio. Atualmente, já há uma do tipo ligando a Ilha do Fundão à Linha Vermelha, sobre o Canal do Cunha. As fundações para uma terceira ponte estaiada, já começaram a ser feitas. Ela será construída sobre a Baía de Guanabara, ligando as ilhas do Governador e do Fundão, também como parte do corredor Transcarioca. Uma quarta estrutura sustentada por cabos de aço deverá der erguida na Barra, para a passagem da Linha 4 do metrô. O comprimento dessa ponte será de 335 metros e seu vão livre (sustentado pelos cabos de aço) terá 216 metros. A ponte terá 12,2 metros de largura e o pilone (coluna onde serão afixados os cabos de sustentação) terá cerca de 70 metros de altura.

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