sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Metrô inaugura novos trens chineses

24/08/2012 - O Globo

Viagem inaugural teve a presença do governador Sérgio Cabral

Metrô inaugura novos trens chineses. Viagem inaugural teve a presença do governador Sérgio Cabral 

Pablo Jacob / O Globo

RIO - Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira o novo trem chinês do metrô. A primeira viagem do novo trem foi exclusiva para autoridades do governo e para jornalistas. A composição saiu da Estação Estácio, foi até o Maracanã e, em seguida, recebeu os primeiros passageiros, de onde seguiu viagem para a Pavuna. A partir deste sábado, o trem funcionará em regime de operação assistida, que é uma fase de testes com passageiros. O horário será das 10h às 15h e das 21h à meia-noite. Em setembro, mais um trem chinês entrará em operação, totalizando dez até o fim do ano.

O governador Sérgio Cabral afirmou que este é um dos legados que o Rio precisava para os Jogos Olímpicos. Cabral anunciou ainda que no próximo dia 5 de setembro assinará um empréstimo com o Banco Mundial para a aquisição de 60 trens para a SuperVia. O presidente do MetrôRio, Flávia Almada, afirmou que os novos trens possuem capacidade de saturação até 2025.

Na quinta-feira, o presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, disse que o funcionamento das composições chinesas acontece, aparentemente, de forma regular. Guerreiro e uma equipe ligada à Câmara de Análise de Prevenção de Acidentes da entidade fizeram uma vistoria na linha 1. As equipes buscaram verificar se as adaptações realizadas nas estações foram feitas de forma adequada. A ideia de fazer a análise surgiu após o Crea receber denúncias de que a concessionária reduziu o tamanho de plataformas e pilastras da linha subterrânea sem levar em conta algumas medidas de segurança.

O investimento nos 19 trens chineses foi de R$ 320 milhões, de acordo com o Metrô Rio. Segundo a concessionária, os bancos, dispostos de forma longitudinal, oferecerão mais espaço aos passageiros, que também poderão mudar de carro durante a viagem por meio das passagens sanfonadas (gangways). Todas as composições terão câmeras, e painéis de LED informarão o mapa das estações e orientarão o desembarque dos passageiros.

Em março de 2013, quando os 19 novos trens entrarem em operação, o MetrôRio operará com 19 composições na Linha 1 (114 carros) e 28 na Linha 2 (168 carros), com dois trens na reserva no Centro de Manutenção. Todos os trens terão seis carros. Com toda a frota em operação, a previsão é que os intervalos passem de seis para quatro minutos nas pontas de linha (entre Pavuna e Central, entre Saens Peña e Central e entre Ipanema/General Osório e Botafogo); e de três para dois minutos no trecho compartilhado (entre Botafogo e Central).

Nenhum comentário:

Postar um comentário