quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tatuzão chega de bicho a Ipanema

26/02/2015 - Meia-Hora / RJ

Tatuzão, equipamento usado na perfuração dos túneis da Linha 4 do metrô, chegou ontem de manhã à estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Prevista para o primeiro semestre de 2014, a conclusão do trecho demorou um ano a mais, já que a máquina ficou seis meses parada depois que parte de uma rua do bairro afundou.

Apesar do atraso, o governador Luiz Fernando Pezão garantiu que o cronograma será cumprido e disse que a próxima fase não deverá causar rachaduras nem outros impactos na região. Segundo ele, o Tatuzão chegou ao local três semanas antes do esperado após a paralisação da obra. "O grande imprevisto foi a transição de um território de argila e pedra para uma área de areia. Tivemos que nos adaptar, fizemos obras de reforço das estruturas dos prédios, e agora o Tatuzão vai pelo meio da rua (em percurso subterrâneo) nos próximos três quilômetros. Por isso, a gente não espera um grande problema", afirmou Pezão.

Agora, o Tatuzão começa a escavar a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, a máquina deve chegar ao Jardim de Alah na segunda quinzena de agosto; à estação Antero de Quental na primeira quinzena de outubro e, em dezembro, à Rua Visconde de Albuquerque - todas no Leblon, num percurso de cerca de 2,8 km. Osório confirmou que a Linha 4 será inaugurada em junho de 2016. Das seis estações, apenas a da Gávea foi adiada para dezembro do ano que vem, já que teve o projeto reformulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário