quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pezão apresenta um dos novos trens da Linha 4 do metrô

Com os novos trens, que começam a circular no primeiro semestre de 2016, a frota será ampliada em 30%, saindo de 49 para 64

POR CÉLIA COSTA

05/02/2015 - o Globo


Um dos trens que vão operar na Linha 4 do metrô - Pedro Teixeira / Agência O Globo

RIO - O governador Luiz Fernando Pezão apresentou, na manhã desta quinta-feira, o primeiro dos 15 novos trens que vão operar na Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca- Ipanema). A composição, fabricada na China, desembarcou no Rio no último dia 27, mas foi apresentada nesta quinta-feira às autoridades. Com os novos trens, que começam a circular pelos trilhos da Linha 4 no final do primeiro semestre de 2016, a frota do metrô do Rio será ampliada em 30%, saindo de 49 para 64.

De acordo com Pezão, a linha vai melhorar significativamente a mobilidade da população. O trem, ainda segundo o governador, tem a vantagem de não poluir o ar. A expectativa é de que menos 2 mil carros por hora deixem de circular nas ruas da cidade. Para ele, a Linha 4 é maior obra de infraestrutura urbana da América Latina.

— Tenho o dever de arrumar as finanças do estado por causa das dificuldades do petróleo, mas temos que cumprir o que prometemos. A Linha 4 é maior obra do caderno de encargos das Olimpíadas. O mais difícil era isso aqui, e os prazos estão rigorosamente em dia. O Tatuzão está trabalhando a todo vapor — disse o governador.


Nova composição foi apresenta por Pezão nesta quinta-feira - Pedro Teixeira / Agência O Globo
Pezão disse ainda que o objetivo é antecipar a entrega da estação da Nossa Senhora da Paz, cujo o acesso externo já está quase concluído e já pode ser visto por quem passa pelo local.

Estiveram presentes o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, e o presidente do Metrô Rio, Flávio Almada.

NOVO TREM PASSARÁ POR 90 DIAS DE TESTES

A primeira composição passará por 90 dias de teste, que incluem avaliações em marcha branca (operação sem passageiros), seguida de uma operação assistida e, por fim, uma operação comercial com passageiros na Linha 1 e, depois, na Linha 2.

Em seu discurso, o governador voltou a falar sobre a expansão do metrô até o Recreio, projeto que fará em parceria com a prefeitura. Pezão também ressaltou que o metrô deve chegar ao máximo de locais da Região Metropolitana.

Além do novo trem, que foi apresentado, o Metrô Rio inaugurou nesta quinta-feira o pátio oeste no Centro Administrativo da Avenida Presidente Vargas, local que receberá as composições que chegarão da China.

O trem novo é do mesmo modelo dos que já operam atualmente na Linha 2. Com capacidade para 1.800 pessoas, ar-condicionado mais potente e passagem interna entre os carros, o trem tem painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/pezao-apresenta-um-dos-novos-trens-da-linha-4-do-metro-15249336#ixzz3QtjZZb00 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário