sábado, 7 de fevereiro de 2015

Moradores da Rocinha e secretário de transporte visitam a obra do metrô em São Conrado

Favela ganhará posto de atendimento de Bilhete Único, integrado com os ônibus municipais e intermunicipais

POR ANA BEATRIZ MARIN

07/02/2015 - O Globo


Linha 4 do metrô: a obra na estação São Conrado - Ivo Gonzalez / Agência O Globo

RIO - Cerca de 20 moradores da Rocinha visitaram neste sábado, junto com o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, as obras da estação São Conrado da Linha 4 do Metrô, que ligará Barra da Tijuca e Ipanema. O secretário destacou a importância da estação para moradores da região e disse que será instalado um posto de atendimento de Bilhete Único, integrado com os ônibus municipais e intermunicipais. A previsão é de que a estação São Conrado - assim como toda Linha 4 - comece a operar em junho de 2016, mas fora do horário de pico. O funcionamento pleno começará a partir de julho do mesmo ano. A obra deverá beneficiar cerca de 61 mil pessoas por dia.

- Estamos colocando a Rocinha perto de todo o Rio de Janeiro. Esta é a grande diferença deste projeto - disse Osório, ressaltando a abrangência da Linha 4, que terá 16 quilômetros de extensão. - Isso é praticamente a mesma extensão de metrô em túneis escavados, entre as estações Uruguai e General Osório, que tem 17 quilômetros. Estamos fazendo em sete anos, tudo o que se construiu nos últimos 40.

Para o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Sérgio Ancelmo Rodrigues, a estação vai trazer vários benefícios:

- Estamos felizes porque o metrô vai representar uma economia de tempo e dinheiro. E haverá mais conforto para os moradores da Rocinha. As obras estão atrapalhando um pouco o trânsito, mas seremos recompensados no futuro. É um ganho que precisa ser valorizado.

A estação São Conrado terá dois acessos: um na Avenida Niemeyer, em frente à Igreja Universal da Rocinha, e outro na Estada da Gávea, próximo ao número 600. Cada entrada terá duas claraboias de 16 metros de diâmetro na área das bilheterias e catracas. Neste trecho, segundo Osório, já foram instalados sete dos 35 quilômetros de trilho que vão compor toda a Linha 4.

As escavações já terminaram, mais ainda restam aproximadamente três quilômetros de rocha a serem retiradas entre as estações Antero de Quental e Jardim de Alah. Durante as denotações, foram usadas 1.650 toneladas de explosivos. Considerando as 24 toneladas da queima de fogos de Copacabana, seria possível fazer 68 festas de Réveillon.

O bitúnel foi construído debaixo de 840 metros de rocha - a Pedra da Gávea - o equivalente a altitude de Friburgo, na Região Serrana do Rio. O volume de rocha escavado no trecho foi de 794,4 mil m³.

A distância de cinco quilômetros entre as estações São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra, deverá ser feita em apenas seis minutos.

- O trajeto entre a Barra e o Centro do Rio poderá ser feito em pouco mais de meia hora. Saindo da Rocinha, o trecho durará cerca de 25 minutos. Hoje o tempo é de uma hora e meia - disse Carlos Osório. - A obra vai retirar cerca de 2 mil veículos das ruas em horário de pico.

O custo da obra de toda a Linha 4 do metrô é de R$ 8,79 bilhões.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/moradores-da-rocinha-secretario-de-transporte-visitam-obra-do-metro-em-sao-conrado-15276028#ixzz3R5IDJld1 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário