domingo, 1 de julho de 2012

Zona Sul 'fecha' para obras do Metrô em julho

26/06/2012 - O Dia, Maria Luisa Barros

A expansão da Linha 4 do Metrô, ligando Ipanema à Barra da Tijuca, vai começar no mês que vem, com quatro meses de atraso. A licença de instalação dos canteiros de obra foi concedida nesta segunda-feira, por unanimidade, pelo Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Na região, serão construídas quatro novas estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea) e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. A previsão é de que as obras sejam iniciadas após autorização da prefeitura para a instalação dos canteiros e as interdições de ruas e praças na região.
De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, a autorização do instituto foi concedida com uma série de restrições, como a proibição de lojas nas novas estações.
"Foi um pedido dos lojistas para que não haja concorrência com o comércio local", disse Minc. O conselho acatou outras sugestões dos moradores. O número de árvores a serem retiradas da Praça Nossa Senhora da Paz e transplantadas foi reduzido quase pela metade, passando de 150 para 77.
A concessionária responsável pela obra, a Rio Barra, será obrigada ainda a replantar 400 mudas de árvores no bairro, além de instalar bicicletários em todas as novas estações do metrô.
Os acessos à estação Nossa Senhora da Paz - que serão subterrâneos -, em Ipanema, serão construídos do lado de fora da grade que cerca a praça, nas calçadas das ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. O usuário do metrô não precisará entrar ou cruzar a praça para acessar o metrô. A Linha 4 deverá ser concluída em dezembro de 2015, mas só estará funcionando plenamente no início do ano seguinte.
Futura estação da Gávea deverá ter dois pavimentos
Para garantir a futura construção da extensão do metrô no trecho Humaitá-Jardim Botânico-Gávea, o conselho do Inea estabeleceu na atual licença que a estação da Gávea deverá ter dois pavimentos.O projeto de construção dessa estação, que previa só um pavimento, deverá ser apresentado para análise do Inea dentro de seis meses.
Além disso, para evitar impacto sobre o Jardim Botânico, a licença estabeleceu que a futura linha neste trecho tenha novo itinerário. "O metrô não vai passar mais por trás do Parque Lage nem por cima da Rua Jardim Botânico, porque isso afetaria os lençóis freáticos", disse Minc.
Devido às mudanças, a concessionária Rio-Barra terá seis meses para apresentar novo projeto executivo, pelo qual o metrô vai passar na frente do Parque Lage e por túnel embaixo da Rua Jardim Botânico.
Praças de Ipanema e Leblon serão fechadas ao público para trabalhos
As praças Antero de Quental, no Leblon; Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; e o Jardim de Alah, entre os dois bairros, serão fechadas ao público para escavações. A PUC-Rio ficará sem estacionamento durante construção da Estação da Gávea. Projeto de expansão da Linha 4 deverá ligar essa estação ao Centro, perto do Largo da Carioca, passando pelos bairros de Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras.
Pelo traçado antigo, um túnel seria construído pelo maciço rochoso até Botafogo. Agora, será usado equipamento para perfurar a terra por baixo da Rua Jardim Botânico, como no trecho de Ipanema e Leblon. A licitação será aberta em dezembro, com 18 meses para conclusão. Outro estudo prevê a expansão do Jardim Oceânico até o Trevo das Palmeiras, na Barra.

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