sábado, 15 de março de 2014

Estação Uruguai do metrô será aberta neste sábado na Tijuca

Pelo menos 30 mil usuários por dia vão circular pelo novo terminal

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES 

15/03/14 - O Globo

 A Estação Uruguai foi construída no trecho do rabicho da Tijuca Foto: Divulgação
A Estação Uruguai foi construída no trecho do rabicho da Tijuca
Foto: Divulgação

RIO — Será inaugurada neste sábado, às 10h, a Estação Uruguai do metrô, na Tijuca. A 36ª da cidade (20ª a entrar em operação na Linha 1) e a quarta do bairro, ela foi construída no trecho conhecido como Rabicho da Tijuca, antiga área de manobras que chegou a ser usada parcialmente como estacionamento. A estimativa inicial é que 30 mil passageiros — boa parte usuários que até então embarcavam na Saens Peña — circulem diariamente pela estação. Um dos motivos é que as linhas de ônibus do serviço metrô na superfície também terão o ponto final deslocado da Saens Peña para a Estação Uruguai. O Metrô Rio e a prefeitura não informaram a data em que ocorrerá a mudança.

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A nova estação custou cerca de R$ 250 milhões e está projetada para receber até 50 mil usuários por dia. As obras terminaram em janeiro, quando começaram os testes operacionais. O custo foi arcado pela concessionária Metrô Rio, como parte do pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão assumido pela operadora em troca da renovação antecipada da concessão por 20 anos (até 2038) que incluíram ainda a ligação das Linhas 1 e 2, a construção da Estação Cidade Nova (já inaugurada) e a compra de 19 novos trens. A execução da obra foi feita após uma revisão do projeto original da década de 70, que reduziu custos por não ter sido necessário fazer mais escavações Pela concepção inicial, a estação seria construída cerca de 200 metros adiante do local atual, na esquina das ruas Uruguai e Conde de Bonfim.

A estação Uruguai tem 7 mil metros quadrados de área construída em dois níveis. Ela conta com cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois na Rua Conde de Bonfim (um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido oposto). O espaço está equipado com dez escadas rolantes e seis elevadores dos quais dois para pessoas com deficiência. Em vários pontos da estação o piso é emborrachado (podotátil) para facilitar a orientação de deficientes visuais. A previsão inicial era que as obras só terminassem no fim do ano, mas o cronograma foi antecipado por causa da Copa do Mundo.

A construção exigiu soluções complexas de engenharia, porque o local não foi projetado como estação. Para aproveitar as estruturas existentes, 144 pilares de concreto que sustentavam os dois níveis da futura estação foram substituídos por 24 estruturas fabricadas em aço. Durante a obra, sensores foram usados para detectar risco de desabamento.

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