domingo, 23 de março de 2014

Prefeito participa da inauguração da nova Estação Uruguai do metrô

15/03/2014 - Agência Rio

O prefeito Eduardo Paes participou neste sábado (15/03), ao lado do governador Sérgio Cabral, da inauguração da Estação Uruguai do metrô, na Tijuca. A estação é a 36ª do Rio e a quarta do bairro, com capacidade para atender cerca de 36 mil passageiros por dia útil. Com a abertura da estação, a cidade ganha mais 1,1 Km de extensão à Linha 1.

A Estação Uruguai foi construída no trecho já escavado da região, conhecido como Rabicho da Tijuca, onde funcionava um antigo estacionamento subterrâneo. Os cinco acessos são na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá, e dois na Rua Conde de Bonfim (um na calçada sentido Praça Sãens Peña e outro no sentido Usina).

- A cidade passa por um momento de transformação, com muitas intervenções e obras que vêm causando transtornos à população. Mas os resultados têm sido muito bons, graças à colaboração das pessoas que têm atendido nosso apelo e vêm utilizando o transporte público. E tudo isso só é possível porque o governo está fazendo melhorias na área da mobilidade, com investimentos no metrô, nos trens e nas barcas – disse o prefeito.

O novo terminal possui 300 metros de plataforma, mais de sete mil metros quadrados de área construída e 2,9 km de via; dez escadas rolantes; seis elevadores (quatro no nível rua/mezanino e dois no nível mezanino/plataforma, estes exclusivos para portadores de necessidades especiais); e piso tátil para deficientes visuais em toda a extensão, garantindo 100% de acessibilidade. A estação conta com nova sinalização bilingue, iluminação em LED, sistema de ventilação e sonorização de última geração.

- Essa é mais uma iniciativa de um conjunto de melhorias para essa região crescer. O sistema está avançando em toda a cidade. E, para isso, contamos muito com a colaboração e parceria da prefeitura, que vem promovendo a integração da cidade, com iniciativas como o Túnel da Grota Funda e os BRTs Transoeste, Transcarioca e Transolímpica – destacou o governador.

A novidade da nova estação é o acesso à internet por Wi-fi (sem fio). O projeto piloto está habilitado para todas as operadoras de celular e os interessados devem se cadastrar no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br). Cada usuário terá um tempo limitado de uso, com dois acessos de 15 minutos, e o sinal é disponibilizado nos mezaninos e plataformas, como nos metrôs de Paris, Tóquio, Nova York e Londres. Ao longo de 2014, a novidade será estendida às outras 35 estações da concessionária.

- Vamos agora trabalhar para conseguir levar o metrô até o Recreio, mas, principalmente, ao coração do subúrbio, bairros como Méier e Madureira, trazendo ainda mais conforto e dignidade à população do Rio – disse o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

Investimento de R$ 250 milhões do Governo do Estado do Rio, a estação prevista para ser entregue em dezembro deste ano teve a finalização das obras antecipadas para atender melhor à população e ampliar a capacidade do transporte para a Copa do Mundo 2014.

Morador da Tijuca há mais de 60 anos, o advogado Ary Gaspar, de 80 anos, comemorou a inauguração da estação:

- Esse era um sonho dos moradores há mais de 30 anos. Vai ser ótimo para toda essa região, pois além de facilitar para os usuários, que antes tinham que pegar integração até a Praça Sãens Peña, ainda vai aumentar as vendas no comércio e valorizar os imóveis. Trabalho no Centro e uso o metrô todos os dias.

Imagens relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário