quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Linha 4 termina escavação de poço que servirá como área de ventilação e saída de emergência do metrô

Estrutura terá quatro andares e 32 metros de profundidade

17/09/2015 - O Globo

RIO — O consórcio responsável pelas obras da Linha 4 do metrô no trecho entre Ipanema e Gávea anunciou nesta quinta-feira que a escavação do poço que servirá como área de ventilação e saída de emergência foi concluída. A estrutura, construída no Leblon, entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva, tem 32 metros de profunidade e 22 metros de diâmetro. Após a construção das paredes terminar, a área terá quatro andares, onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia e salas técnicas para o trabalho de operadores. Haverá também, em dois pontos, escadas de emergência para a saída de passageiros, em caso de algum problema na linha.

A previsão é que a estrutura esteja completamente pronta em dezembro, quando o Tunnel Boring Machine (TBM), o Tatuzão, chegar ao local. Durante a escavação, os prédios no entorno receberam instrumentos que possibilitam aos engenheiros acompanhar o comportamento das estruturas. Segundo o consórcio, todas as medições estão dentro dos limites, sem risco para os prédios. A Linha 4 diz ainda que os ruídos emitidos durante o processo ficaram dentro das normas internacionais. Um pórtico auxiliou na movimentação de maquinário e na retirada de material por caçambas.

A escavação foi feita pelo método conhecido como New Austrian Tunnelling Method (NATM). Após esse processo, a laje foi concretada, com 2,5 metros de altura. As paredes, com 50 centímetros de espessura, são moldadas com formas deslizantes, em um sistema que funciona com uma bomba hidráulica e 22 macacos, que impulsionam as estruturas para cima, em uma média de 25 centímetros por hora.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/linha-4-termina-escavacao-de-poco-que-servira-como-area-de-ventilacao-saida-de-emergencia-do-metro-17522366#ixzz3m26gPQZL 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário