quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sem traçado definido, obra do metrô que vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema, no Rio, começa este mês


02/09/2010 - Agencia Brasil

A Secretaria Estadual de Transportes anunciou nesta última quarta-feira que a obra da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, está estimada em R$ 5 bilhões, mas o traçado ainda não está definido. O dinheiro virá dos governos estadual e federal. A secretaria informou que a primeira etapa do trabalho começa este mês.
Será aberto, com o uso de explosivos, um túnel de acesso à futura galeria principal. As explosões ocorrerão duas vezes por dia. A carga de 25 quilos de dinamite por detonação tende a aumentar gradativamente no decorrer dos trabalhos.
O traçado final da obra ainda não está definido e nem há um cronograma exato para a construção. Apenas o trecho até o bairro da Gávea (zona sul) foi confirmado. O consórcio Rio Barra, responsável pelas obras civis, pretende concluir o túnel de serviço até dezembro deste ano.
A secretaria informou em nota que as providências para garantir a segurança da população e a integridade dos imóveis já foram tomadas. Entre elas, a fixação de 300 barras de aço na rocha para evitar desestabilização do terreno, a contratação de técnicos especializados em abalos provocados por explosivos e o monitoramento de vibrações com o auxílio de sismógrafos.
O tráfego na região será interrompido durante as manobras. Haverá agentes de trânsito no local para orientar motoristas e pedestres. Também foram instaladas placas com informações sobre os procedimentos de segurança. As normas prevêem que, antes das detonações, seja dado um aviso sonoro, com três toques de sirene.
Para esclarecer dúvidas da população, a secretaria e o consórcio Rio Barra vão a manter a central de atendimento ao público no escritório da obra, que funciona das 8h às 17h. A empresa afirma que já atendeu cerca de 50 moradores desde a implantação da central, em maio.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário