22/01/2015 - O Repórter
Um dos acessos de passageiros da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, da Linha 4 do Metrô, ganhou forma. Quem passa pela esquina das ruas Joana Angélica com Visconde de Pirajá já percebe a estrutura metálica que vai cobrir as escadarias. A instalação dos vidros com película antirresíduo também já foi concluída.
Assim como nas demais estações da Linha 4 do Metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema, a arquitetura do acesso tem design discreto e padronizado, contribuindo para o conforto térmico, melhor visibilidade dos passageiros e integração com o paisagismo do entorno.
O acesso também já tem corrimão de aço inox escovado e guarda corpo em vidro, que seguem a mesma orientação de modernidade, qualidade e resistência. Esta é a estrutura definitiva da estação, que vai beneficiar cerca de 47 mil pessoas por dia, a partir do primeiro semestre de 2016.
Nesta estação, os colaboradores ainda trabalham na armação da laje da plataforma para receber o concreto e executam a montagem de eletrodutos e leitos para a passagem de cabos.
Arte na parede levará a uma viagem no tempo
No acesso pela Rua Joana Angélica da Estação Nossa Senhora da Paz, um painel feito em azulejos contará um pouco da história do bairro e da Paróquia de Nossa Senhora da Paz.
Há referências à primeira escola do bairro, o Ginásio Franciscano e ao compositor Pixinguinha, que morreu dentro da igreja. O Cine Pax, as fachadas dos anos 20 e o morro Dois Irmãos também foram retratados. A imagem de Nossa Senhora da Paz finaliza a obra. Um painel adesivado já marca o espaço que será ocupado pelos azulejos pintados.
O trabalho é do arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, que há 24 anos restaurou a paróquia.
"Em todo lugar do mundo, as estações de metrô têm um envolvimento forte com o bairro. Se não é possível ver a paisagem, tem que ter arte", disse o arquiteto.
Comentários
Postar um comentário