segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Pré-Metrô

Histórico

Em 1975, foram iniciados os estudos de implantação de duas linhas de Pré-Metrô na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a primeira, a PM-1, ligando Maria da Graça a São Mateus, e a PM-2 ligando Niterói a Alcântara.

Em julho de 1975, a Companhia do Metropolitano assina com o Consórcio Franco-Brasileiro ETEP-Sofretu a elaboração do projeto básico de engenharia da Linha 2 do Metrô, dividida em 2 trechos distintos, o primeiro entre o Estácio e Triagem, em Metrô, e o segundo, entre Triagem e Pavuna, em Pré-Metrô, podendo ser prolongado até São João de Meriti.

Em março de 1976, o presidente do Metrô, Noel de Almeida, assina com o Consórcio ETEP-Sofretu o contrato relativo aos estudos finais do projeto básico de engenharia da linha de Pré-Metrô Maria da Graça – São Mateus. A previsão era de que as obras fossem iniciadas ainda em 1976.

Em 1976, é concluído o projeto básico da linha PM-2 (Niterói-Alcântara). 

Em abril de 1979, o segundo protótipo do Pré-Metrô é embarcado na Bélgica num navio para o Rio de Janeiro.

Estações Planejas do Pré-Metrô em 1979: Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari e Pavuna.



Passagem em nível da estrada Vicente de Carvalho em 1983
com passarela de estrutura provisória


REFERÊNCIAS:

Pré-Metrô do Rio vai receber segundo protótipo. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 05 abril 1979. p.6.

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