1966 - 1978


Histórico


Plano da Rede Básica do Metrô em 1968

Jornal do Brasil, 24/10/1969


Em novembro de 1969, a Companhia do Metropolitano aprovou o projeto preliminar da futura estação Dom Pedro II (Central), com apenas uma plataforma.


Início das obras do Metrô no Largo da Glória em 23/06/1970
Acervo O Globo

Jornal do Brasil, 12/06/1971

Maquete da estação Glória
Cruzeiro, 29/09/1971

Obras na Avenida Beira Mar por volta de 1971
Cartão Postal

Ponte metálica da Praça Floriano em 21/05/1975
Foto Paulo Moreira / Acervo O Globo 


Em 28 de julho de 1975, foram assinados dois importantes contratos:

1º) Os projetos básicos de engenharia da Linha 2 (Estácio - Triagem) e do Pré-Metrô (Triagem - Pavuna), com o consórcio franco-brasileiro ETEP-Sofretu;

2º) Projeto de construção do Centro de Manutenção da Avenida Presidente Vargas e do prédio do Posto de Comando Centralizado (PCC) com a empresa Montreal Engenharia.


Obras de reurbanização da Praça Floriano em 02/10/1975
Acervo O Globo


Em março de 1976, o ponto final projetado da Linha 1 foi transferido da Praça Nossa Senhora da Paz para a Praça Antero de Quental no Leblon.

 
Avenida Presidente Vargas em 1977. Obras de construção do Centro de Manutenção (ao fundo) e da estação Central. Amplia


Em dezembro de 1977, foi publicado o relatório de Estudo Preliminar do traçado da Linha 3, ligando a Ilha do Fundão à Barra da Tijuca, passando pela Ilha do Governador, estação de Cordovil, estação Irajá, estação Magno, estação Madureira. A linha teria as seguintes estações: Universidade Nuno Lisboa, Plano Paralelo, Praça do Cartódromo, Ilha Pura, Autódromo, Área da Iniciação, Centro Metropolitano, Cidade de Deus, Taquara, Bandeirantes, Largo do Tanque, Curupaiti, Praça Barão de Taquara, Largo do Campinho, Madureira, Largo do Otaviano, Vaz Lobo, Irajá, Quitungo, Marques de Souza, Almirante Ingram, Cordovil, Avenida Brasil, Aeroporto, Ilha do Governador e Universidade.


Jornal do Commercio, 17/08/1978
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Em 9 de outubro de 1978, com a presença do presidente Noel de Almeida, foi assinado o contrato com a empresa Esuasa Engenharia e Construção S.A para a instalação da via permanente do trecho Estácio - Maria da Graça da Linha 2.


Estação Glória em novembro de 1978
Amplia

Visita ao Metrô em 1978
Arquivo Nacional


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REFERÊNCIAS:

Metrô assina contratos para ter em sete meses projeto da Linha 2. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 julho 1975. p.5.

Linha Um irá até o Leblon e Metrô abre seu capital ao investimento particular. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 abril 1976. p.14.

Metrô faz dois novos contratos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 10 outubro 1978. p.3.

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