Metrô: esperança que vem da China

04/03/2012 - O Globo

Já está a caminho do Rio, vinda da China, a esperança de dias melhores para os usuários do metrô. No dia 27 de fevereiro, um navio saiu do Porto de Dailan com o primeiro dos 19 novos trens que prometem desafogar a Linha 2. A chegada está prevista para 10 de abril. Neste domingo, o GLOBO mostrou que, para driblar a superlotação, passageiros já estão apelando para um percurso na contramão de seus destinos finais.

A previsão da concessionária é que, em agosto, o novo trem já esteja em funcionamento. A capacidade é de 1.800 passageiros. Em setembro, outros dois entrarão em operação. Até março de 2013, todas as composições chegadas do Oriente já devem estar rodando na cidade.

Os 19 novos trens - com seis vagões cada - foram adquiridos por R$ 350 milhões. A potência do sistema de ar-condicionado é 33% maior do que a das atuais composições, o que promete garantir uma temperatura em torno de 23 graus, mesmo nos dias mais quentes.

No início do ano passado, o governador Sérgio Cabral ameaçou multar a concessionária Metrô Rio por atraso na chegada das novas composições. A empresa, no entanto, afirma que não houve descumprimento do contrato com o estado e que os trens "estão sendo fabricados dentro das mais modernas especificações técnicas, que demandaram quase um ano de estudos".

Comentários

  1. Enquanto isso a Av Pr Martin Luther King Jr e os trechos abaixo do viaduto da estação do Metrô em Irajá e nos seus retornos estão em completa escuridão!!! Existem vários carros abandonados debaixo da Estação de Metrô do Irajá, verdadeiros esconderijos de ratos, dengue e ladrões, e a Prefeitura, o Estado e o Metrô nada fazem!!! Um verdadeiro Lixão entre Irajá e Vicente de Carvalho ao Longo da Av Pr Martin Luther King (Antiga Automóvel Clube)!!!

    E o Metrô Rio... Sem falar na má conservação interna, paredes sujas, tetos sujos, goteiras, empoçamento de água nas entradas, escadas internas escuras na Estação do Metrô de Irajá!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário