Inauguração da nova estação acontece hoje. Gratuidade só no período de testes

31/10/2010 - O Dia 

Rio - A partir de hoje, a Estação Cidade Nova do metrô, no Centro, estará aberta apassageiros, que podem embarcar sem pagar passagem. No período de testes, que vai durar um mês, a nova parada da Linha 2 terá embarques e desembarques permitidos apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês.

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, participam às 10h da inauguração. Porém, a estação só começa a funcionar plenamente no dia 1º de dezembro, com passagem paga e horário normal. A expectativa é de que 10 mil pessoas circulem por dia no local. Aos sábados, domingos e feriados, os usuários vão continuar fazendo baldeação no Estácio.

O 35º terminal do transporte metroviário da cidade ocupa 3.267 m², com praça, banheiros, 6 escadas rolantes, 12 fixas e 6 elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção. Um piso especial orienta o caminho para deficientes visuais, e corrimãos das escadas têm placas em braile. Banheiros masculinos e femininos também foram instalados na estação.

Foram investidos R$ 80 milhões. A passarela de acesso estará aberta de segunda a sábado, de 5h a meia-noite, e domingos e feriados, de 7h a 23h.

Comentários