Metrô vai funcionar de madrugada durante Jogos

24/05/2016 08:24 - O Globo

RIO - Durante os Jogos Olímpicos (5-21 de agosto) e Paralímpicos (7-18 de setembro), o metrô vai funcionar em esquema especial, com trens circulando até de madrugada. Em entrevista ao GLOBO, o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, garantiu que a Linha 4 (Ipanema-Barra), ainda em obras, ficará pronta a tempo. O horário de funcionamento da nova ligação, durante as competições, será das 6h à 1h, de segunda a sábado, e das 7h à 1h aos domingos e feriados. Em alguns dias, os horários serão ampliados até as 2h.

A instalação dos trilhos foi concluída no sábado e, anteontem, foi feita a primeira viagem em toda a extensão do chamado trecho olímpico. Um vagão foi puxado por outro veículo para testar o gabarito da nova linha, passando em todas as cinco estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), que ainda estão em fase de acabamento.

— Estamos com o cronograma justo, mas alinhado, fazendo tudo baseado na segurança da operação e dos passageiros — disse o secretário, acrescentando que os testes com os trens, sem passageiros, nos trilhos energizados, começarão no mês que vem.

FALTA CONCLUIR 5% DAS OBRAS

As obras físicas, que deveriam ter sido concluídas em dezembro do ano passado, acabaram adiando o início da operação comercial, prevista, inicialmente, para 1º de junho. Depois de ajustes no cronograma, a inauguração da Linha 4 foi remarcada para o dia 1º de agosto. Até o dia 4, funcionará das 6h às 23h, segundo o secretário, que afirma que as obras estão 95% concluídas.

Durante os Jogos, só poderão usar a Linha 4 os passageiros que possuírem ingresso ou credencial, além do cartão olímpico, que dará acesso aos diferentes transportes públicos da cidade, em viagens ilimitadas, por R$ 25 (um dia), R$ 70 (três dias) ou R$ 160 (sete dias). Entre as Olimpíadas e as Paralimpíadas, a operação da Linha 4 será interrompida para ajustes e manutenção. De acordo com o secretário, a abertura da linha a toda a população será feita no dia 19 de setembro, com horário reduzido: das 11h às 15h.

Para não atrapalhar o serviço da Linha 1 enquanto a Linha 4 não estiver operando plenamente, será preciso fazer uma baldeação na Estação General Osório, onde foi construída uma nova plataforma, na altura da Lagoa. Para dar tempo de os passageiros trocarem de trens, a Linha 1 também terá seu horário de funcionamento estendido durante os Jogos, funcionando das 5h à 1h30, de segunda a sábado, e das 6h30 à 1h30 aos domingos e feriados. Ela vai atender não só o público dos Jogos mas toda a população. Já a Linha 2 passará por mudanças pontuais.

— Ao iniciar a operação de uma linha, é comum restringir horários ou aumentar o intervalo entre os trens. Estudos indicaram que não haveria necessidade de ampliar os horários da Linha 2 na maioria dos dias. Esses ajustes têm a ver com o término e início das provas. O que estamos fazendo é garantir que as linhas atendam, com qualidade, à demanda dos Jogos e da cidade — afirmou Vieira.

TRENS CIRCULANDO ATÉ 2H

Os horários do esquema especial serão ampliados dependendo do término de determinadas provas e eventos olímpicos. Nos dias 5 e 21 agosto, datas das cerimônias de abertura e de encerramento, todas as linhas funcionarão até as 2h, por exemplo. Já nos dias 6 (sábado), 12 (sexta) e 13 (sábado), somente as Linhas 1 e 4 funcionarão até as 2h. E no dia 9 (domingo), todas as linhas funcionarão no horário estabelecido para os dias úteis.

Segundo Vieira, o intervalo entre os trens da Linha 4 será de 8 minutos. Já as linhas 1 e 2 deverão operar com capacidade total durante todos os dias, com trens saindo a cada 4 minutos. O secretário preferiu não estimar quando a Linha 4 começará a operar plenamente, com intervalos de 4 minutos, atendendo 300 mil passageiros por dia.

— Vamos ter calma. A Estação Cantagalo ficou três meses operando em horário diferenciado até atingir sua plenitude. Estamos falando aqui de uma linha inteira. Vamos avaliar cada etapa da operação — ressaltou.

A inauguração da Estação Gávea, que também integra a Linha 4, foi adiada para 2018. Segundo a secretaria, as obras, que começaram em junho de 2010, deverão custar, no total, R$ 9,7 bilhões, incluindo a compra dos 15 trens, além dos equipamentos de segurança e sinalização — quase o dobro dos R$ 5 bilhões previstos.

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