Metrô até o Recreio?

04/06/2015 - O Globo

O projeto de expansão do metrô até o Recreio, pleito dos moradores da Barra encampado pelo governador Pezão durante a campanha eleitoral, não tem data para sair do papel. Em audiência pública promovida pela Câmara Comunitária da Barra, na semana retrasada, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que 2015 seria um ano de contratação de projetos executivos para a mobilidade urbana, e não de novas obras. Acrescentou que, como o estado não poderia mais contrair empréstimos, por causa do limite de endividamento, a solução para desenvolver esses estudos seria buscar recursos junto ao Ministério das Cidades.

O vereador Carlo Caiado, porém, lembra que, no início do ano passado, a Alerj aprovou lei que permitia a contração de empréstimo de R$ 3,5 bilhões junto ao BNDES para a construção da Linha 4. No texto, havia uma emenda, articulada por ele e pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa, que autorizava o estado a pedir mais dinheiro ao banco para projetos executivos de expansão da linha:

— Em 2014, não havia desculpa de dívidas; por isso pedi celeridade ao Pezão no sentido de ir ao BNDES.

Questionado, Osório diz que, embora a emenda autorize a tomada de novos empréstimos via BNDES, a L ei de Responsabilidade Fiscal o impede de fazê- lo.

— Estamos travados, batemos no teto — afirma Osório, que se reuniu com Gilberto Kassab há dois meses e diz que o ministro das Cidades "viu com bons olhos" o pedido de recursos para desenvolver o projeto da expansão. — Dinheiro para a obra, sabemos que eles não vão dar. Mas, em vez de ficar parados, queremos ao menos preparar o projeto.

Comentários