domingo, 29 de março de 2015

Tatuzão volta a perfurar o solo ainda esta semana

Equipamento escavará mais 2.300 metros de Ipanema ao Leblon

29/03/2015 - O Globo


O tatuzão utilizado na perfuração das galerias da Linha 4 do metrô - Guito Moreto / Agência O Globo

RIO - Após um mês em manutenção na estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, o tatuzão empregado nas obras da Linha 4 do metrô volta a perfurar uma média de 14 metros por dia a partir desta semana. O equipamento passará sob o leito das ruas Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.

As escavações começaram em dezembro de 2013, a partir da Praça General Osório, e chegaram a ser paralisadas após surgirem rachaduras em prédios das ruas Barão da Torre, Farme de Amoedo e Teixeira de Mello. Desta vez, no entanto, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, nega novos problemas:

— Haverá menos impacto e trepidações para as edificações no entorno, já que o trecho anterior tinha um solo muito heterogêneo.

A expectativa é que os 920 metros até o Jardim de Alah sejam vencidos até a segunda quinzena de agosto. Do Jardim de Alah até a Praça Antero de Quental serão mais 630 metros, com chegada prevista para a segunda quinzena de outubro. Os 750 metros entre a Antero de Quental e o Alto Leblon deverão ser concluídos até dezembro deste ano.

TESTES EM ABRIL DE 2016

Com isso, a frente de obras de Ipanema à Gávea (tocadas desde 2012 pelo consórcio Linha 4 Sul) se encontrará no Leblon com as escavações feitas por detonações no trecho da Barra até a Gávea — iniciadas em 2010 pelo consórcio Rio Barra.

— Faltam apenas 67 metros para as obras do trecho Barra-Gávea. Já a frente de obras Ipanema-Gávea precisa de mais 2.300 metros de escavação pelo tatuzão. Elas se encontrarão na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Visconde de Albuquerque. De lá, o tatuzão ainda escavará mais 1,5 mil metros até a estação da Gávea, onde o equipamento deverá ser desmontado.

O início dos testes com os novos trens sem passageiros está previsto para abril de 2016. Em junho, os trens vão circular experimentalmente, fora do horário do rush — o que é conhecido como operação assistida. Em horário integral, funcionará em julho de 2016.

No período de testes, o passageiro fará baldeação na estação General Osório para ir, por exemplo, ao Centro. Somente em novembro de 2016, o usuário poderá ir da Barra ao Centro sem precisar trocar de composição.

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