Sonho da Linha 3 do metrô mais distante

12/03/2015 -  O Dia - RJ

Rio -  Uma das promessas de campanha do governador Luiz Fernando Pezão, a Linha 3 do metrô, que ligaria Niterói a São Gonçalo, está cada vez mais distante de se tornar realidade. Durante viagem inaugural da nova barca da Linha Rio-Niterói, Pezão classificou como "difícil” a possibilidade de as obras serem iniciadas em curto prazo e voltou a alegar que o BRT é a opção mais viável no local. Segundo o governador, que no fim de fevereiro havia dito que iria discutir a alteração com a sociedade, o sistema de corredores expressos de ônibus traria uma economia de cerca de R$ 2 bilhões em relação ao projeto de metrô, orçado em R$ 3,9 bilhões, além de atender também à população de Itaboraí.

Pezão argumenta que, com orçamento de R$ 1,7 bilhão é possível construir dois corredores com 46 quilômetros, e que a obra seria mais rápida do que o metrô. O governador defende a opção do BRT para que o projeto seja iniciado sem que o estado precise esperar a liberação de orçamento da União, que ainda não foi votado. Segundo ele, técnicos da Secretaria Estadual de Transportes estão discutindo com representantes dos Ministérios de Planejamento e das Cidades a possibilidade da implantação do sistema.

 "Eu coloquei essa discussão porque o governo federal ainda não aprovou o orçamento. Nós queremos ver quais cortes virão. Estive com o ministro Gilberto Kassab (das Cidades) e ele mostrou que o orçamento pode sofrer diversos cortes. A população não pode mais esperar”, afirmou. Para o governador, em um momento de crise, o BRT traria vantagens. Além de mais barato, não precisaria importar equipamentos — os veículos podem ser encomendados no Brasil. "Claro que eu queria fazer o metrô se eu tivesse dinheiro.

Mas o orçamento da União nem foi aprovado, e não posso ficar esperando. Em um ano e meio ou dois, a gente entrega a obra (do BRT). Eu quero fazer o que é mais rápido, o que vai dar emprego.” O professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Paulo Cézar Ribeiro, comentou que para o meio de transporte ser eficiente depende da adequação à demanda. "O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) que está em atualização vai mostrar qual é essa demanda. Se a capacidade do BRT, inferior à do metrô, for menor que essa demanda, fica difícil”, explicou.

À noite, a Secretaria Estadual de Transportes enviou nota afirmando que as duas opções ainda estão em estudo, considerando a situação econômica do país e o PDTU. Segundo o órgão, os dois corredores BRT sairiam do Centro de Niterói e se cruzariam em Alcântara, atendendo também à população de Itaboraí e Maricá. Com isso, os BRTs atenderiam a 310 mil passageiros por dia. Já a demanda da Linha 3 seria de 229 mil passageiros por dia.

Comentários