Grupos concorrem a prêmio de melhor grafite nos muros do metrô

31/10/2012 - O Globo

Objetivo de concessionária é reduzir pichações e depredação ao longo da Linha 2

Um artista trabalha no grafite que embelezará o muro da estação do Maracanã: a melhor pintura vai receber um prêmio de R$ 20 mil Gabriel de Paiva / O Globo

RIO Buracos, falhas na tinta e pichações estão dando lugar a muita cor e arte nos muros da Linha 2 do metrô. Equipes de grafiteiros do Rio toparam o desafio de contar um pouco da história da cidade desenhando nos 22 quilômetros de concreto que delimitam 15 estações. A ação, chamada Copa Graffiti, está sendo promovida pela concessionária Metrô Rio e dará um prêmio de R$ 20 mil ao grupo que se destacar na criatividade.

Gerente de Marketing e Comunicação da Metrô Rio, Eliza Santos conta que a empresa precisava realizar manutenções frequentes nos muros, que eram constantemente pichados. Buscando uma solução para o problema, a concessionária lançou a ideia de envolver os moradores do entorno das estações numa ação para evitar a depredação.

Quando estávamos acabando de pintar um lado do muro, o outro já estava pichado. Pensamos então no formato de um evento que gerasse identidade das comunidades com os muros e diminuísse a depredação. Os grafiteiros têm que criar painéis que contem um pouco da história dos bairros onde as estações estão localizadas disse Eliza.

Na estação do Maracanã, por exemplo, o grafiteiro Wark da Rocinha está liderando a equipe que homenageará o estádio de futebol e seu idealizador, o jornalista Mário Filho. A ave que dá nome ao bairro também será lembrada.

O evento também teve um lado social: oficinas de grafite foram oferecidas a alunos de escolas públicas. Crianças que se destacaram nas atividades estão participando da pintura dos muros. A concessionária está viabilizando o transporte e a alimentação dos artistas, além das tintas. Ao todo, serão usadas nove mil latas de tinta em spray e 60 galões de 18 litros para a pintura.

Os muros já devem estar repaginados até o início do mês que vem, quando a concessionária fará uma votação popular em seu perfil nas redes sociais, como Facebook e Twitter. Uma curadoria também escolherá a melhor pintura para o prêmio de R$ 20 mil. As próprias equipes, com uma média 20 integrantes cada, acertaram como será feita a distribuição do dinheiro entre os participantes.

A única estação da Linha 2 que não foi contemplada pela ação é a da Cidade Nova, por não ter muros. O festival está acontecendo nas estações de Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Tomás Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Nova América/Del Castilho, Maria da Graça, Triagem, Maracanã e São Cristóvão.


Enviado via iPhone

Comentários