sexta-feira, 19 de maio de 2017

Engenheira lança livro sobre o Metrô Rio

17/05/2017 - ABIFER

A engenheira Ângela França Pedrinho, com vasta experiência no setor metroferroviário brasileiro, está lançando hoje o livro "Metrô – os trilhos que mudaram o Rio", de sua autoria, na cidade de Petrópolis, RJ. 

O livro tem por objetivo apresentar interessantes aspectos históricos da construção e dos primeiros anos de operação do metrô, ate os dias atuais, com amplo acervo fotográfico, de notável valor histórico, contado por quem vivenciou esta evolução bem de perto, participando de cada momento. 

As dificuldades da sua construção que exigiu engenhosidade e criatividade da engenharia pelas dificuldades encontradas devido à geografia da cidade, os transtornos que causou no comercio por onde passou, o arrojado projeto com arquitetura modernista premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, a revitalização da cidade através da reurbanização dos locais públicos, dentre outros aspectos. 

Editado após quase 37 anos do inicio da operação, este livro torna publico a historia do metropolitano, que se confunde com parte da historia da cidade do Rio de Janeiro, acrescentando um grande conhecimento sobre o transporte urbano sobre trilhos. 

Ângela iniciou os seus trabalhos na área de transportes em 1976, quando foi admitida na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – metrô e, no caminho, apesar de ser mulher logo chefiou um grupo de técnicos na área de manutenção. 

Passou também pelas áreas de projeto, operação, testes, planejamento. Dentre os principais momentos que vivenciou na carreira, foi quando teve a oportunidade de estar presente na primeira descida do trem ao túnel para o teste de gabarito. 

Assumiu a presidência do Comitê Brasileiro Metro Ferroviário da ABNT , tendo sido eleita por 3 mandatos consecutivos e permanecendo a frente do CB-06 por 6 anos, quando neste período participou da missão diplomática realizada à Polônia. 

SERVIÇO 

Lançamento do Livro "Metrô – os trilhos que mudaram o Rio" 

Primeira Data: 17 de maio de 2017 
Local: Praça da Liberdade, 247 - Casa Claudio de Souza 
Cidade: Petrópolis, RJ 

Segunda Data: 26 de maio de 2017 
Local: Travessa dos Tamoios, 43 
Cidade: Rio de Janeiro, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário