terça-feira, 7 de abril de 2015

Ponte do metrô começa a ganhar forma

04/04/2015 - O Globo

A primeira ponte estaiada ( suspensa por cabos) para metrô no Rio começa a ganhar forma sobre o canal da Lagoa da Tijuca, na Barra da Tijuca. Ela ligará os túneis no Morro do Focinho do Cavalo à Estação Jardim Oceânico da futura Linha 4 ( BarraIpanema). Com a conclusão das rampas de acesso, um elevado - que já pode ser visto da Avenida Armando Lombardi - está sendo executado e vai se conectar com o tabuleiro da ponte estaiada, que também começou a ser construído pelo Consórcio Rio Barra.

A ponte estaiada será o única parte não subterrânea da Linha 4 do metrô. O trecho suspenso terá 320 metros de extensão. Com 13,9 metros de largura, a ponte terá duas vias: uma para as composições que seguirão no sentido da Barra, e outra para os trens que irão para a Zona Sul.

Mais de 12 mil metros cúbicos de concreto serão utilizados no projeto. A ponte será suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço (os chamados estais). Ao todo, mais de 5.500 metros de estais serão fixados em dois pilones (estruturas de apoio), que terão 72 metros de altura. Em construção, eles já estão com mais de 14 metros.

A Linha 4 terá seis estações em cerca de 16 quilômetros de extensão e deve transportar 300 mil pessoas diariamente. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra está prevista para começar a operar comercialmente em julho de 2016, nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos. Com a inauguração da Linha 4, estima-se que sejam retirados das ruas dois mil veículos por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário