segunda-feira, 16 de março de 2015

Tatuzão volta a operar no início de abril nas obras da Linha 4

14/03/2015 - O Globo

Depois de concluir a perfuração do túnel entre as estações Praça Nossa Senhora da Paz e General Osório da Linha 4 do metrô, o tatuzão, que está em manutenção, voltará a operar no início de abril. O anúncio da retomada dos trabalhos foi feito ontem pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio. Segundo ele, as escavações, agora, serão sob a Rua Visconde de Pirajá, em direção ao Jardim de Alah.

Pela manhã, Osorio visitou os canteiros de obras e percorreu o túnel recém-perfurado em Ipanema.

- Passamos a etapa mais complexa, que foi o trecho de rocha e areia. O novo trajeto é mais homogêneo, só de areia. A previsão é que o a Linha 4 esteja em operação a partir de julho de 2016. Durante três meses, os usuários farão a baldeação para a Linha 1 na estação General Osório, onde a concessionária realizará uma operação assistida. Depois da conclusão dessa etapa, a viagem será direta - disse o secretário.

O tatuzão chegou ao subsolo da Praça Nossa Senhora da Paz no último dia 25, quando finalmente fez a ligação entre as duas estações de Ipanema. O equipamento, de 2,7 toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, equivale a um prédio de quatro andares. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala aduelas - anéis de concreto que formam os túneis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário