segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Túneis do metrô unem bairros da Gávea e Barra da Tijuca

10/11/2014 - Agência Brasil

Os últimos metros de rocha que separavam os dois segmentos do túnel da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, no trecho que liga São Conrado à Gávea, na zona sul, foram removidos ao meio-dia de hoje (10). Para ligar os dois trechos entre a Barra da Tijuca e a Gávea, com 8 quilômetros de extensão, foram utilizados 250 quilos de explosivos.

O equipamento que perfura o solo, conhecido como tatuzão, também voltou a funcionar hoje para agilizar as obras. Ele é utilizado na obra de escavação da Linha 4 do metrô, e estava parado há seis meses, desde que ocorreu o afundamento de solo em Ipanema, na zona sul da capital fluminense.

O governador Luiz Fernando Pezão, disse na ocasião que até as Olimpíadas de 2016 a Linha 4 do metrô estará funcionando. "Dá tempo. Está tudo no cronograma. A gente vai entregar e vai ocorrer tudo bem. Está tudo dentro das previsões. Era prevista uma mudança de solo, que sempre traz algum problema, mas isso estava dentro de tudo o que foi estabelecido, e o consórcio garante que a gente vai ter o metrô nas Olimpíadas", ressaltou.

Pezão disse ainda que pretende levar o metrô para outros bairros. Segundo o governador, o prefeito Eduardo Paes deve entrar em parceria com o governo para ligar o metrô de Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, até o Recreio dos Bandeirantes. Outros ramais devem ligar também o metrô da Rua Uruguai, na Tijuca, ao bairro do Méier; e a Estação Estácio à Praça XV.

"Nessas três linhas, nós estamos terminando o termo de referência, e vamos levar ao mercado também para fazer o processo de licitação. A gente quer dar muito trabalho ao tatuzão, e eu acho que a gente não pode perder essa oportunidade de continuar, já que a gente tem essa máquina aqui", avaliou.

De acordo com o governador, o funcionamento do metrô vai beneficiar o trabalhador, que vai poder entrar no metrô na Estação da Pavuna, com o bilhete único, e sair no Recreio dos Bandeirantes, para trabalhar ou até mesmo para o seu lazer, com um transporte de alta qualidade para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário