terça-feira, 28 de maio de 2013

Linha 4: Tuneis já tem mais de 4,7 mil metros

24/05/2013 - Linha 4

As obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra) foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca e já contam com mais de 4,7 mil metros de túneis escavados entre a Barra da Tijuca e a Gávea.

A Estação Jardim Oceânico está sendo construída no canteiro central da Av. Armando Lombardi, na Barra. As paredes diafragma (paredesde contenção da estação) estão concluídas, e iniciou-se a escavação do corpo da estação. Começou também a construção de um dos acessos à Estação Jardim Oceânico, que ficará na Av. Armando Lombardi, entre a Unimed e a antiga Drogasmil, no sentido Recreio.

Em São Conrado, as escavações da estação estão 100%executadas e foram iniciadas as escavações dos acessos à estação. Na Gávea, concluiu-se a instalação do canteiro no campo de futebol da PUC, de onde está sendo escavado um túnel de serviço que dará acesso ao túnel de via (por onde passarão os trens) sentido estações Gávea e São Conrado. Ao final das obras, o túnel de serviço será utilizado para ventilação e saída de emergência.

 Impermeabilização

Na Praça Antero de Quental, no Leblon, é realizado o serviço de Jet Grouting, técnica de impermeabilização do solo. O mesmo trabalho está em execução no Jardim de Alah, que conta ainda com a instalação de estacas raiz (cortinas de proteção aos prédios do entorno). Na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além do Jet Grouting, os operários trabalham na construção das paredes diafragma (paredes da estação).

Já em parte do terreno do 23º BPM (Leblon), estão sendo instaladas as centrais de concreto que vão atender à demanda dos canteiros de obras das estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Antero de Quental.

Foto: Katerine Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário