terça-feira, 28 de maio de 2013

Linha 4 do Metrô: pista sentido Zona Sul da Av. Armando Lombardi será desviada para a área central do canteiro a partir de 29/05

27/05/2013 - Linha 4

Para viabilizar a construção dos acessos à Estação Jardim Oceânico, como parte da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), será feito a partir do dia 29 de maio, quarta-feira, um complemento ao desvio de tráfego iniciado em 26 de abril na Avenida Armando Lombardi, na Barra. Na altura da Rua Fernando de Matos, as faixas de rolamento da pista sentido Zona Sul serão deslocadas da lateral para a área central do canteiro de obras.

Com essa nova intervenção, a Av. Armando Lombardi passa a operar com três faixas de rolamento em direção à Zona Sul e quatro no sentido Recreio. A nova alteração viária tem previsão para durar cinco meses e acontece no trecho entre a imobiliária Crase Sigma (esquina com a R. Fernando Matos) e o restaurante Porcão (número 591). O acesso à Av. Armando Lombardi pela R. Fernando Matos ficará fechado durante essa fase das obras.

Uma alternativa para os motoristas que seguirem do Recreio ou Itanhangá para a Zona Sul é acessar as avenidas Lúcio Costa, Olegário Maciel e Ministro Ivan Lins.

No dia 26 de abril, iniciou-se a primeira fase do desvio, com a redução de cinco para quatro faixas de rolamento no sentido Recreio e o deslocamento delas da lateral para a área central do canteiro. A mudança ocorreu entre os números 400 (Unimed) e 3 (passarela) da via.

Além de sinalização específica, operadores de tráfego trabalham na orientação aos motoristas. A CET-Rio e o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras, pedem aos condutores que redobrem a atenção na região, já que os dois sentidos terão redução de faixas de rolamento. O limite de velocidade é de 40km/h no trecho de intervenção.

Para viabilizar a construção dos acessos à estação, três imóveis na Armando Lombardi (números 32, 33 e 601) foram desapropriados pelo Governo do Estado. Um pequeno prédio que estava vazio, uma loja e um restaurante foram demolidos para dar lugar às obras.

A Estação Jardim Oceânico terá um acesso de cada lado da Avenida Armando Lombardi: um no sentido Recreio, entre a Unimed e a antiga Drogasmil, e o outro no sentido Zona Sul, próximo à esquina da Rua Fernando de Matos.

A Estação Jardim Oceânico

As obras da Estação Jardim Oceânico começaram em 2010. As paredes diafragma (paredes de contenção da estação) já foram concluídas. Os operários iniciaram as escavações do corpo da estação e a construção dos dois acessos, um para cada lado da avenida, para facilitar o fluxo de passageiros.

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô todos os dias

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

Fonte: http://www.metrolinha4.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário