sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estação do metrô de Ipanema será fechada por dez meses após carnaval

25/10/2012 - G1

Fechamento ocorrerá para realização das obras de construção da Linha 4. Estação Cantagalo ficará fechada por 15 dias, segundo informou consórcio.

A estação General Osório, em Ipanema, será fechada logo após o carnaval de 2013, por um período de dez meses, para a realização das obras de construção da Linha 4 do metrô, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Já a estação Cantagalo, em Copacabana, ficará interditada após a folia, por 15 dias, pela mesma razão. As informações são do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras do metrô na Zona Sul, entre Ipanema e Gávea.

De acordo com o consórcio, haverá essas interdições porque, "para garantir a conexão entre as linhas 1 e 4 sem transbordo, será necessário construir um túnel de interligação entre as estações Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema".

Após sua construção, a estação General Osório passou a ser ponto de integração para os bairros da Gávea, na Zona Sul, e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Mas, de acordo com o consórcio, os passageiros não precisam se preocupar, já que a MetrôRio - concessionária que administra o metrô na cidade - criou um plano especial de operação dos ônibus de integração para o período de obras. Com isso, o ponto de integração voltará a ser na estação Siqueira Campos, em Copacabana - como era feito antes da inauguração da estação General Osório.

Conclusão das obras prevista para dezembro de 2015
"O atual intervalo de 4 minutos entre as partidas dos ônibus de integração será reduzido para 3 minutos, com aumento da rota de 15 para 23 veículos. Os coletivos partirão da Estação Siqueira Campos durante o horário de funcionamento do metrô (de 5h a 0h, de segunda a sábado; e de 7h às 23h, aos domingos e feriados)", afirma o Consórcio Linha 4 Sul.

Ainda de acordo com o consórcio, "as obras foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca serão concluídas em dezembro de 2015, quando a nova linha entrará em fase de testes".

Na Zona Sul, serão construídas quatro novas estações - Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; e Gávea – além de um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. Além disso, serão construídas mais duas estações: São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Segundo o consórcio, todas elas serão inauguradas em dezembro de 2015 e entram em operação simultaneamente em meados de 2016.

Interdições em Ipanema e Leblon
Nesta segunda-feira (22) começaram as interdições em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, para a instalação dos canteiros de obras que darão início à construção da Linha 4 do metrô.

Conforme mostrou o RJTV, no canteiro de obras do Jardim de Alah, que separa Ipanema e Leblon, ficarão os equipamentos. Já na Praça Antero de Quental, no Leblon, um grande trecho será cercado por tapumes.

No meio da semana, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, terá 60% de sua área cercada para o início das obras da Linha 4 do metrô. Mas daqui a 15 dias, no Leblon, a Avenida Ataulfo de Paiva vai ter dois trechos interditadas por um ano e meio: entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza e entre as avenidas Afrânio de Mello Franco e Borges de Medeiros. Os motoristas serão orientados sobre as interdições e os desvios por agentes da CET-Rio.

Fonte: Do G1 Rio


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário