sábado, 1 de setembro de 2012

Escavações dos túneis da Linha 4 do metrô começam em julho de 2013

31/08/2012 - G1

'Tatuzão' chega da Alemanha em janeiro e começa a funcionar em julho. Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, terá estação com duas saídas.

A escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô Rio, na Zona Sul da cidade, vai começar em julho do ano que vem. Como mostrou o RJTV, nesta sexta-feira (31), moradores protestaram contra o projeto da estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
Da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, até a Gávea, na Zona Sul, foram perfurados 3,5 km.
O governo do estado informou que o "tatuzão", equipamento que vai escavar os túneis de Ipanema ao Leblon, chega da Alemanha em janeiro e começa a funcionar em julho. 

Uma das estações vai ficar embaixo da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com duas saídas.
Moradores recolhem assinaturas 
Nesta sexta-feira (31), um grupo de moradores recolheu mais de trezentas assinaturas. A principal reivindicação é que as estações fiquem fora da praça, na Rua Visconde de Pirajá, próximas às esquinas com as ruas Joana Angélica e Maria Quitéria.
Outro pedido dos moradores é que a obra da estação seja subterrânea, para que as árvores sejam preservadas. Mas o governo do estado alega que mesmo usando o tatuzão, teria que fazer escavações na praça e o custo ficaria ainda maior.
“Não queremos que a praça se descaracterize como no seu uso comunitário, queremos garantir a segurança das crianças que brincam nesta praça, que é o quintal das crianças do bairro”, disse um morador.
Mudanças na Praça Nossa Senhora da Paz 
Segundo o projeto da estação, que está mantido, na primeira mudança, os equipamentos de ginástica vão para um canto. A praça será interditada aos poucos até ficar quase toda ocupada. Na última fase, a área interditada será reduzida.
O governo informou que das 312 árvores que existem atualmente, 70 serão plantadas em outro local e retornarão à praça quando a obra ficar pronta. Nenhuma rua será interditada em Ipanema durante as escavações. Haverá interdições apenas no Leblon. O governo manteve a previsão de entrega de toda a Linha 4 do metrô para dezembro de 2015.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário