segunda-feira, 2 de maio de 2011

Governo do Rio informa que meta é construir Linha 4 com estação da Gávea

02/05/2011 - Agência Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou no sábado, através de nota oficial, que a meta é construir, até dezembro de 2015, a integralidade da Linha 4 do sistema metroviário da cidade. O projeto é constituído pelas estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e pela ligação com a Linha 1 na estação General Osório, cumprindo assim o que foi estabelecido no “Termo Aditivo nº 1 do Contrato de Concessão Precedido de Obra”, firmado em fevereiro de 2010.

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, as sete estações que compõem a Linha 4 terão plantas arquitetônicas, características e métodos construtivos diferenciados e a construção terá início em datas subseqüentes. Sendo assim, por certo não serão concluídas simultaneamente.

O cronograma de conclusão de estações prevê a seguinte seqüência: Jardim Oceânico; São Conrado; Nossa Senhora da Paz; Jardim de Alah; Antero de Quental; expansão da estação General Osório e Gávea. Não obstante serem as estações concluídas em datas diferenciadas, a meta é colocá-las em funcionamento simultaneamente em 15/12/2015, para início de testes.

Ainda de acordo com a secretaria, a necessidade de ser a estação Gávea a última a ser concluída, com maior tempo de construção, deve-se ao fato de sua complexidade construtiva, em parte justificada pelo solo heterogêneo que as sondagens apontaram existir, e também pela profundidade com que deverá ser implantada, com vistas a assegurar a continuidade da Linha 4 em direção ao centro da cidade, no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário