segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Obras da Linha 4 já avançaram mais de 50 metros

06/10/2010 - Sectran

Quem passa pelo canteiro de obras da Linha 4 se surpreende com a imagem. O túnel de serviço, que começou a ser aberto há um mês, já avançou mais de 50 metros na encosta do Maciço da Tijuca, em frente ao canal da Barra. Mais de 200 funcionários estão envolvidos nesta primeira etapa. Por dia, estão sendo feitas duas detonações. E, até o final do mês, esse número pode aumentar, dando mais velocidade à obra, que avança mais de dois metros e meio diariamente.

- Já entramos bastante na rocha. E quanto mais profundo o túnel, menor o impacto das explosões para o entorno da obra. A meta é, a partir do próximo mês, avançarmos quatro metros por dia. Os trabalhos seguem todas as normas de controle e segurança, e o resultado que temos em tão pouco tempo é surpreendente, um túnel grande, com caminhões e retroescavadeiras trabalhando no interior dele – comentou o secretário de Transportes Sebastião Rodrigues, que nesta terça-feira (05/10) fez uma visita técnica ao local.

Do outro lado do Maciço da Tijuca, em São Conrado, onde no futuro haverá uma das estações da Linha 4, a Secretaria de Transportes e o consórcio Construtor RioBarra também vão iniciar uma frente de trabalho. Uma placa alertando da obra já foi instalada próximo à Rocinha no local onde funcionará o canteiro de serviços. Funcionários do Consórcio Rio Barra já começaram a enviar para os proprietários de imóveis do entorno um comunicado informando sobre o início das sondagens do terreno e sobre a necessidade de vistoria nos imóveis mais próximos a obra. Até o final do mês, também será iniciado um processo de contenção de encostas, que será o primeiro passo para a abertura do túnel partindo de São Conrado.

- Vamos trabalhar em duas frentes. Até o final do ano, já devemos iniciar as detonações a partir da Rocinha e no futuro esses dois túneis vão se encontrar. Assim, damos mais velocidade à obra. Ao mesmo tempo, vamos preparar a instalação do canteiro de obras na Armando Lombardi, para no ano que vem já iniciarmos a implantação da estação Jardim Oceânico do metrô. Essa é uma obra grande e teremos que trabalhar simultaneamente em diversas frentes – explicou o secretário de Transportes.

Os moradores e comerciantes do Jardim Oceânico também estão recebendo comunicados do consórcio avisando sobre o início das prospecções das redes de luz, gás, água esgoto e telefonia no início da Armando Lombardi. A partir desta semana, quem passa pela avenida, já pode reparar nos tapumes instalados no canteiro central na altura do shopping Barra Point.

A extensão do metrô até a Barra da Tijuca é um dos principais projetos do Governo do Estado. Serão seis novas estações ao longo de Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra. A nova linha beneficiará diretamente as pessoas que moram e trabalham na Barra, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e adjacências. A Linha 4 terá capacidade para transportar 230 mil pessoas por dia, que vão poder transitar com mais conforto, rapidez e segurança.

Para esclarecer dúvidas relacionadas à obra e aos procedimentos, a Secretaria de Transportes e o Consórcio Rio Barra mantêm uma Central de Atendimento ao Público funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no escritório da obra, na Av. Armando Lombardi, nº 30. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone: (21) 2491-0821.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Quando mais rápido for, melhor.
    Acho que todos estão esperando por bons resultados!
    Mantenham-nos informados.
    abraços
    Roberto-Rio

    ResponderExcluir