quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Metrô: Rio começa a fazer a sondagem do terreno da linha 4

21/10/2010 - Agência Rio

Da Redação

A Secretaria Estadual de Transportes e o Consórcio Construtor Rio-Barra, que é o responsável pelas obras da linha 4 do metrô, que liga a Zona Sul do Rio de Janeiro à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, enviaram cerca de 70 cartas a residências e estabelecimentos comerciais informando sobre o início das sondagens do terreno e sobre a necessidade de vistoria nos imóveis vizinhos à obra.Nos próximos meses, equipes técnicas de engenharia vão inspecionar essas construções para garantir a integridade delas durante todo período de abertura do túnel. Nesta quinta-feira (21) uma placa informativa sobre o canteiro de obras foi instalado na Estrada da Gávea na altura do supermercado Sendas.

"Pelo lado da Barra, o túnel de serviço está progredindo bem. Em menos de dois meses já avançamos 100 metros na rocha. Em breve, teremos duas frentes de obra, para agilizar a construção da Linha 4. Estamos tomando todos os cuidados necessários para provocar o menor impacto possível na rotina das pessoas que vivem ou circulam próximo à obra", comenta o secretário de Transportes Sebastião Rodrigues.

Na frente de obras na pedra do Focinho do Cavalo, em frente às pontes sobre o Canal da Barra, mais de 200 funcionários trabalham em três turnos na detonação da rocha e retirada das pedras. Por dia, estão sendo feitas duas explosões. E, a partir do mês que vem, esse número pode aumentar, dando mais velocidade à obra, que avança mais de dois metros e meio diariamente.

Quem passa pela Avenida Armando Lombardi também já pode observar as placas de metal que estão sendo instaladas no canteiro central, em frente ao shopping Barra Point. No local, será construída a primeira estação de metrô da Barra.

Quando estiver funcionando, a Linha 4 terá seis estações ao longo de um percurso que cruzará os bairros de Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado até chegar na Barra. A nova linha beneficiará diretamente as pessoas que moram e trabalham em toda essa parte da Zona Oeste, que envolve também Recreio dos Bandeirantes e parte Jacarepaguá. Por dia, a Linha 4 terá capacidade para transportar 230 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário