terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rio 2016: entrega do metrô Barra-Zona Sul antes das Olimpíadas só com verba em caixa, dizem especialistas

LINHA 4


Publicada em 02/08/2010 às 23h02m
Luiz Gustavo Schmitt - O Globo - 02/08/2010
    RIO - O compromisso de entregar as obras de expansão do metrô da Zona Sul à Barra da Tijuca antes dos Jogos Olímpicos de 2016, firmado pelo governo do estado com o Comitê Olímpico Internacional (COI), tem prazo muito apertado, na avaliação de especialistas consultados pelo GLOBO. Para o engenheiro de transportes da UFRJ Geovani Manso, a promessa do estado de entregar as obras até dezembro de 2015 demonstra "falta de conhecimento técnico". Ele disse que o prazo para construção de duas estações de metrô leva, em média, oito anos.
    - Sinceramente, desconheço a tecnologia que permita a conclusão de uma obra desse porte num período tão curto. Se a obra começasse hoje, levaria ainda oito anos para ficar pronta - afirmou.
    Para Lerner, benefícios importam mais que prazos
    O arquiteto e urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner concorda que o prazo de entrega das obras é apertado, mas acha que é possível cumpri-lo.
    - É possível fazer, mesmo com o prazo apertado, desde que os projetos estejam prontos e os recursos à disposição - disse, ponderando que, no caso do metrô até a Barra, a data de entrega das obras deixa de ser importante. - O relevante mesmo serão os benefícios que a população vai receber em termos de mobilidade e deslocamento na cidade.
    Por meio de nota, a assessoria de imprensa do governador Sergio Cabral argumentou que o paradigma de que o estado não cumpre prazo já foi "quebrado", tendo em vista a conclusão da estação General Osório, entregue no cronograma previsto de três anos.
    Leia a íntegra desta reportagem em O Globo digital (disponível somente para assinantes).

    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/08/02/rio-2016-entrega-do-metro-barra-zona-sul-antes-das-olimpiadas-so-com-verba-em-caixa-dizem-especialistas-917303999.asp

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário