segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rio inicia obras da Linha 4 do Metrô



A nova malha deve ser finalizada em 2015       
Linha terá 14 quilômetros de extensão
 
As escavações da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro foram iniciadas neste sábado, 26. O primeiro passo para a abertura do túnel da via, que chegará à Barra da Tijuca, foi acompanhado pelo governador Sérgio Cabral. A linha ligará a Zona Oeste à Zona Sul da cidade.
Cabral considerou a perfuração como um dos momentos mais emocionantes dos seus três anos e meio à frente do governo fluminense. Segundo ele, está sendo reparada uma falha na infraestrutura da Barra da Tijuca após 40 anos.

A obra, que beneficiará os moradores da Barra e do Recreio, vai sair da Barra, passando por São Conrado, Gávea, Leblon até chegar a Ipanema. Serão 14 quilômetros de linha construídos de uma só vez. A meta é que antes de 2016 a população já possa chegar à Barra contando com um meio de transporte rápido como o metrô.

A Secretaria de Transportes do estado afirma que a chegada do metrô até a Barra mudará a forma como o carioca se desloca pela cidade. A expectativa do governo do Estado é de que a Linha 4 já esteja funcionando em dezembro de 2015 e beneficie, diariamente, 240 mil pessoas.

“Essa é uma obra fundamental para melhorar a mobilidade numa região que não para de crescer. É também um desejo e uma reivindicação dos moradores locais, que vão se beneficiar com um transporte mais rápido e eficiente. Por dia, a nova linha vai atender a mais de 240 mil pessoas”, observou Sebastião Rodrigues, secretário dos transportes.

Neste primeiro momento, os serviços estarão concentrados na região da Estrada da Barra, na altura do número 750, entre as pontes nova e velha sobre o Canal da Barra. Esse primeiro túnel terá extensão de aproximadamente 300 metros, com 8,30 metros de largura por 7,70 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário