sexta-feira, 11 de junho de 2010

Plantas nativas são transplantadas para abrir caminho para a linha 4 do Metrô

PRESERVAÇÃO


Plantão | Publicada em 10/06/2010 às 16h08m
O Globo - 10/06/2010
    Plantas nativas do Maciço da Tijuca são transferidas para o Jardim Botânico para início das obras da linha 4 do metrô / Divulgação
    RIO - Mais de 1.500 plantas nativas, na maioria bromélias, estão sendo transferidas das encostas da Pedra do Focinho do Cavalo, no Maciço da Tijuca, diretamente para estufas no Jardim Botânico. A ação, prevista para terminar no dia 15 deste mês, faz parte do Compromisso de Compensação Ambiental firmado entre a Secretaria de Transportes e o Consórcio Construtor Rio Barra com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para dar início a construção da Linha 4, que vai levar o metrô até a Barra da Tijuca.
    A fim de garantir o menor impacto possível às espécies, equipes de alpinismo foram contratadas para fazer a retirada da vegetação. Os trabalhos, que contam com o apoio de biólogo e engenheiros, se estendem por uma área de 1.400 m² da Pedra Focinho do Cavalo, onde será construído o túnel de serviço para a construção da galeria principal da Linha 4. Depois de cultivadas no Jardim Botânico, as plantas serão utilizadas para mitigar áreas degradadas no Parque Nacional da Tijuca.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário