segunda-feira, 28 de junho de 2010

O metrô Rio parte para a Barra



25/06/2010 - Jornal do Brasil

Uma das obras mais esperadas dos últimos tempos, a Linha 4 do metrô – que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca – começará a ser construída amanhã.

Com 14 quilômetros de extensão, a linha passará por Leblon, Gávea e São Conrado, até chegar a estação próxima ao shopping Barra Point. A abertura dos trabalhos contará com as presenças do governador Sergio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e do secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues. Os quatro estarão na encosta da Pedra do Focinho do Cavalo, no Maciço da Tijuca, onde será aberto o primeiro túnel do novo trecho.

Para o início das obras, a Secretaria Estadual de Transportes retirou mais de 1.500 plantas nativas, a maioria bromélias, da área a ser escavada. As espécies foram levadas para o Jardim Botânico. A proteção ao meio ambiente, segundo as autoridades, será a tônica do projeto.

O trânsito na Estrada da Barra, entre a ponte nova e a ponte velha sobre o Canal da Barra, será desviado. Agentes da CET-Rio vêm orientando os motoristas que seguem em direção ao Itanhangá, Alto da Boa Vista e Rio das Pedras a optarem pela nova pista, aberta junto ao canal. A sinalização visual no local foi reforçada para evitar acidentes. As alterações no trânsito continuarão enquanto durarem as obras.

Prazo é até 2016 - A intenção das autoridades é que a chegada do metrô à Barra provoque uma revolução na forma como o carioca se desloca pela cidade. A expectativa do governo do Estado é de que a Linha 4 já esteja funcionando em 2016 e beneficie, diariamente, 240 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário