segunda-feira, 29 de março de 2010

Traçado da linha que levará o metrô até a Barra é divulgado

LINHA 4


Publicada em 29/03/2010 às 15h38m
O Globo e RJ-TV
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 5,0
RIO - A Linha 4 do metrô, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, já tem parte de seu trajeto definido. A primeira estação no bairro será a do Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, entre o shopping Barra Point e a Unimed. Deste ponto, a linha será subterrânea até a Igreja São Francisco de Paula. Próximo à igreja, o metrô passa a ser sobre a superfície. Uma ponte de 350 metros será construída sobre o Canal da Joatinga, ligando a Barra até São Conrado, onde outra estação estará disponível. A linha passará ainda por baixo de toda a Rocinha até chegar à Gávea, cumprindo 9,86 quilômetros de extensão.. O traçado que levará as composições em direção à Ipanema ainda não foi definido. O prazo para conclusão das obras vai até 2016 ano em que serão realizados os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro .
O trecho do metrô que passará pela Floresta da Tijuca será totalmente subterrâneo. Um muro de proteção em torno da floresta será erguido para evitar a expansão de favelas e a destruição ambiental. As escavações devem começar em aproximadamente 90 dias. Por enquanto, técnicos e engenheiros realizam a etapa de sondagem para identificar o tipo e as características do solo onde serão escavados os túneis e onde serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde passará parte do trajeto da linha.
As obras da nova linha do metrô foram orçadas em R$ 4 bilhões e segundo cálculos do governo, cerca de 240 mil pessoas seriam beneficiadas com o novo itinerário. O canteiro de obras do metrô foi instalado na Avenida Armando Lombardi, no Jardim Oceânico, próximo ao shopping Barra Point. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da avenida, para facilitar o acesso dos passageiros. Outras estações serão criadas nos bairros da Gávea, São Conrado, Leblon e Ipanema, na Zona Sul, para interligar a Barra da Tijuca até a Linha 1, que tem como ponto final a estação General Osório, em Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário